A cúpula é um elemento transmissor de luz natural. As cúpulas são fabricadas em:
Metacrilato (PMMA), Metacrilato (PMMA), material com excelentes propriedades ópticas e muito resistente à ação das intempéries, se destacando frente a outros plásticos transparentes em termos de resistência às intempéries, transparência e resistência ao risco. O mais transparente dos plásticos (93%).
Policarbonato (PC), material de alta resistência ao impacto, quase inquebrável. Suas três principais qualidades: grande resistência a impactos e temperaturas, bem como suas propriedades ópticas.
Podem ser fabricadas com câmara intermediária (bivalvas, placas alveolares, ...) o que aumenta o isolamento térmico, evitando condensações. O material da cúpula pode incorporar um refletor solar de raios infravermelhos (HEAT STOP) que evita o superaquecimento no interior, mantendo a luminosidade. Também podem ser fabricadas em material de alta resistência. As cúpulas de PMMA têm uma forma parabólica.
A cúpula de PMMA apresenta alta resistência ao impacto. A forma da cúpula e o sistema de união ao pedestal evitam a acumulação de água.
Em casos de alto grau de umidade, grandes diferenças de temperatura ou simplesmente para melhorar o isolamento acústico, é aconselhável a instalação de cúpulas bivalvas ou trivalvas.
As cores das cúpulas são transparentes ou brancas como o gelo. Existe também a possibilidade de incluir uma cúpula cega (painel sanduíche em chapa de alumínio ou aço galvanizado) nas escotilhas para acesso ao telhado.
MARCAÇÃO CE de acordo com a norma UNE-EN 1873:2015+A1:2016.
MODELO R: Cúpula sem perfuração, fixação no pedestal por sistema flutuante com estrutura perimetral de alumínio.
MODELO T: Cúpula perfurada, fixação no pedestal por meio de parafusos com proteções plásticas (suporte colado à cúpula e tampa rosqueada).
Capacidade de fabricação de qualquer tamanho sob encomenda. Consulte-nos!
Cúpula de metacrilato modelo T, esquema de montagem